O que é cirurgia refrativa?

Cirurgia Refrativa é o nome dado às cirurgias para a correção de graus (ametropias) como miopoia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia.
Através do Excimer Laser, um aparelho de última geração, é possível fazer a correção de graus leves, moderados e altos pelas técnicas PRK e LASIK.
Estas técnicas também possibilitam a correção de graus residuais de cirurgias anteriores e removem irregularidades da córnea e cicatrizes superficiais.

MIOPIA: O míope tem dificuldade para enxergar longe. A imagem de objetos é focada antes da retina, proporcionando uma visão embaçada para longe. Apenas os objetos próximos são percebidos com nitidez.

HIPERMEROPIA: O hipermétrope tem dificuldade para enxergar perto. A imagem de objetos é focada atrás da retina, proporcionando uma visão embaçada para perto. Algumas pessoas apresentam visão desfocada também para longe.

ASTIGMATISMO: O astigmata tem dificuldade para enxergar de longe ou de perto, conforme se associe com miopia ou hipermetropia. A imagem de objetos é focada em diferentes planos da retina, proporcionando uma visão distorcida.

PRESBIOPIA: O présbita tem dificuldade para enxergar perto, devido à idade (vista cansada). Geralmente aparece em torno dos 40 anos de idade.

PRK

O PRK (Ceratectomia fotorrefrativa) é uma técnica que corrige erros refrativos através da remoção de um tecido superficial da córnea. O processo tem início com a aplicação de um colírio anestésico. Em seguida, o epitélio (uma fina camada que cobre a córnea) é removido e então o laser começa o seu trabalho, que dura poucos minutos e esculpe a superfície da córnea de acordo com o problema que se busca tratar.
Após a cirurgia, o uso de lentes de contato pode ser recomendado durante poucos dias (em geral 3 a 5 dias) e a recuperação depende da cicatrização de cada paciente, podendo alguns, inclusive, apresentar embaçamento da visão por um período que varia de 3 a 15 dias.
O PRK é usado com maior frequência no tratamento de graus baixos e moderados de miopia e astigmatismo, ou em pacientes que apresentem córneas mais finas ou alguma contra-indicação para a cirurgia de LASIK.

LASIK

Ao contrário do PRK, o LASIK (Laser in-Situ Keratomileusis) corrige a visão agindo em camadas internas da córnea.
Usado no tratamento de graus de miopia moderados e altos e de hipermetropia, é precedido pela aplicação de um colírio anestésico e de um dispositivo especial entre as pálpebras, impedindo que o paciente pisque. Em seguida, uma fina camada da córnea é levantada com a utilização de um instrumento automatizado (microcerátomo)e após isto o laser é acionado. O paciente deve olhar diretamente para a luz guia enquanto sua córnea é remodelada de forma específica para a correção de seu problema. Ao fim do processo, a camada é reposicionada sem necessidade de pontos.
Como o LASIK age em camadas mais internas da córnea, há geralmente menor desconforto pós-operatório e a visão retorna mais rapidamente, em alguns dias, possibilitando ao paciente retornar rapidamente às suas atividades normais.

SAIBA SE A CIRURGIA A LASER É INDICADA PARA VOCÊ

O paciente ideal deve ter mais de 18 anos, possuir córneas saudáveis e grau estável nos últimos 12 meses. Alguns problemas médicos podem interferir na realização da cirurgia. Para saber mais, consulte o seu oftalmologista.